terça-feira, 30 de junho de 2009

Seis salas de cinema


Desde a última sexta-feira, Santa Maria tem quatro cinemas a mais. São as salas da Arcoíris, no Royal Plaza Shopping. Para quem está acostumado a cinemas multiplex nos "grandes centros", pode parecer que as salas não têm nada de mais. Mas, para Santa Maria, elas fazem uma grande diferença.

Falo de cadeira (de cinema), depois de sentar em salas em que não dava para ver filme nacional, porque o som era uma merda, depois de sair com as costas doendo, porque o assento era pura tábua, depois de ver inúmeras falhas na projeção de um filme. No domingo passado, eu e a Mari estreamos na sala 3 do Arcoíris. Faço minhas as palavras da Tati Py, na matéria publicada pelo Diário no fim de semana (a foto acima é do jornal, feita pelo Lauro Alves): "O ambiente é acolhedor – característica favorecida pelo cheiro de carpete novo e pelas poltronas extramacias, que fazem você se sentir no sofá de casa. Os assentos, aliás, foram instalados como uma arquibancada, num sistema chamado Arcoplex Stadium. Nele, há um desnível de 35cm de um degrau para outro. Ou seja: se uma pessoa alta sentar na sua frente, dificilmente encobrirá sua visão. O som é impecável, bem como a qualidade de imagem." Não foi barato (R$ 12 no domingo), mas valeu o preço do ingresso.

Pra não dizer que tudo era perfeito, achei o banheiro meio tímido em relação à grandiosidade das salas. O masculino, pelo menos. Não entrei no outro, claro. No dos meninos, há apenas um mictório (para quem não sabe, é uma espécie de orelha grudada na parede em que você faz xixi dentro) e um vaso sanitário (a popular patente ou privada). Então, até fila tinha, o que não é muito comum entre o público que tem tico. Para completar, não há uma mola na porta. Como não falta gente com rabo nesse mundo, você pode sair de uma sessão de Transformers 2 e ganhar de brinde a visão de um gajo dando aquela mijada.

Não vou falar sobre o "bombonière", porque a Mari é que ficou responsável pela pipoca (que tava boa) e o refri (que tava gelado). Sobre o filme, Intrigas de Estado, vale outro post, só pra comentar o "conflito" entre o jornalismo impresso e o online.

O bacana de tudo isso é que temos agora chance de ter seis filmes diferentes passando em seis salas na cidade, mesmo que, neste começo, haja filmes repetidos. Ter escolha é importante, mesmo que a escolha seja ficar em casa.

2 comentários:

Anônimo disse...

acabei de ler os posts do ano... que bom que está de volta!
Eu estou em casa, de cama devido a uma forte gripe - dores no corpo, náusea, febre - seria a gripe suína? Who cares? Remédio? Cama, líquido e descanso. Nada a declarar.
Beijo! Gi (de Sampa)

Cor de Rosa e Carvão disse...

Luigi, aqui o cinema é R$ 12 no findi e feriados e nem é tudo isso. Ajoelha e reza... Hehehehe. Mas o banheiro, sim, tens razão, deve ser a "treva" mesmo. Beijo.