domingo, 14 de junho de 2009

O exterminador do roteiro



Puxa, que saudade do James Cameron. Ele fez da série O Exterminador do Futuro algo de fundamento. O primeiro, de 1984, tive a oportunidade de ver no cine Marrocos, na Getúlio Vargas, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Tinha 10 anos na época, e filme tinha censura de 16. No Marrocos, não davam muita bola pra isso. Mais tarde, eu entendi a mensagem da classificação por idade. Tudo bem que dava pra ver os peitos da Linda Hamilton, a Sarah Connor que o robô Arnold Schwarzenegger queria matar para que ela não tivesse o filho, John Connor, que seria o líder da resistência. O engraçado é que depois eu não sonhava com as tetas da Sarah, e sim com a cara do atual governador da California.

Fechando o parêntese, voltamos a 2009 e ao O Exterminador do Futuro: a Salvação, que estreou recentemente nos cinemas. Os efeitos são bacanas, mas a historinha... Quantos buracos no roteiro.

Pra começar, os robôs da Skynet, que domina o mundo e está prestes a exterminar toda a raça humana do planeta, são muito burros. Em algumas cenas, eles parecem Hulks jogando humanos para lá e para cá, em vez de esmagar o crânio deles. E ainda permitem que a resistência humana se comunique por rádio! Em 2018! Ah, desculpa, mas não dá pra acreditar.

Tem uma cena no final que eu não vou nem comentar, pra não estragar a surpresa e para não pegar pesado demais. Sem falar em outras dezenas de furos no roteiro. Estou me perguntando até agora onde foi para a equipe comandada por John Connor (Christian Bale) que desce de rapel em um buraco no início do filme. Eles desapareceram! Vai ver vão voltar numa futura sequência. Por mim, tudo bem que a franquia siga viva. Desde que arrumem um diretor e um roteirista que não exterminem a minha paciência.

Um comentário:

Cor de Rosa e Carvão disse...

Oh Tigre, eu vi o filme. Está ruim mesmo. E nem conferi o 2 e o 3. Pulei! Mas só pq tenho passe livre no cine da cidade... Porém, eu sei onde foram parar a galera do John Connor no início do T4 que desceu pelo buraco. Ou tu n prestou atenção ou eu não entendi...