segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Salve o samba, salve ela


Estava ouvindo Minha Missão. O começo é a capella, com direito a efeito na voz. Logo depois, entra a cozinha. E a música consagrada por Clara Nunes ganha força na voz de Mariana Aydar. Fica difícil não associar as duas no modo aberto de cantar samba.
Mas Mariana não pára por aí. No disco de estréia (2006), Kavita 1 (que é poeta em sânscrito, fui pesquisar), a moça ataca de Menino das Laranjas, já interpretada por Elis, e Zé do Caroço, de Leci Brandão. A balada Deixa o Verão, de Rodrigo Amarante (Los Hermanos) é tão suave que gruda. Onde Está Você é um delicioso xote-reggae, com sanfona e tudo. Chico César comparece com música e participação instrumental na faixa Prainha. João Donato faz o mesmo em Vento no Canavial. Para terminar, temos um partido alto de primeira em Maior É Deus.
Se o primeiro se chama Kavita 1, quer dizer que podemos ficar esperando pelo 2, pelo 3? Tomara. A música de Mariana tem repertório selecionado e uma sonoridade moderna, muito bem sustentada pelos ótimos arranjos. Salve o samba, salve ela. Vida longa às cantoras que enchem minha sala de alegria ou aliviam o pranto, como diz Minha Missão.

Andei ouvindo também a Fernandinha Takai, do Pato Fu, num disco em que ela faz uma bonita homenagem a Nara Leão, passando por várias épocas. A versão de Descansa Coração, por exemplo, ficou sensacional. Outro dia divido minha opinião com vocês. Agora vocês me dão licença que vou escutar alguma dessas mulheres sensacionais.

Nenhum comentário: