terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Método

Meu processo criativo dura apenas alguns minutos. Posso ficar um tempo pensando em um texto que tenho de escrever. No assunto, não na estrutura do texto. Essa parte de juntar as palavras para se expor o que quer dizer só começa pra mim quando estou na frente da tela do computador.
Agora, por exemplo. Tinha pensado antes (há dois dias, pra ser mais exato) nesse assunto pra escrever sobre ele. Mas não tinha a mínima idéia de como iria começar. Só tive uma idéia, mais nada.
Quando tenho de escrever uma reportagem, funciona mais ou menos de forma parecida. Esses tempos eu fiz uma sobre uma fazenda da Brigada Militar que cria cavalos para o policiamento. A matéria foi ficando, foi ficando, e nada no papel (ou na tela, tudo bem, sou nostálgico). Passaram-se três semanas, e fui avisado de que o texto seria publicado no dia seguinte. Aí sentei, fiz uma onda, e comecei. Duas horas e pronto.
É assim que eu funciono. Na sexta-feira passada, saí de casa às 6h30 para fazer uma reportagem sobre uma idosa que tinha passado quase quatro horas, numa maca, quase na frente do Pronto-Atendimento do Hospital Universitário de Santa Maria. Às 7h, já conseguia as primeiras informações. À tarde, fiz entrevista, passei por velório (sim, ela morreu), fiz ligações coisa e tal. Que horas fui escrever a primeira palavra? Às 20h. Vai entender. Uma hora e pouco depois, tudo pronto.
Claro que, se a situação exigir, me adapto. Já voltei de incêndio no final de noite e tive de voltar pro jornal e escrever um texto em 15 minutos. Não tem problema.
Receita, não há. Cada um tem seu método e seu tempo. O que serve pra mim pode não servir pra você. Por isso, respeito. E peço que respeitem o meu tempo.


"Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo
Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo...

De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo...

O que usaremos pra isso
Fica guardado em sigilo
Tempo tempo tempo tempo
Apenas contigo e comigo
Tempo tempo tempo tempo...

E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo tempo tempo tempo
Não serei nem terás sido
Tempo tempo tempo tempo...

Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo tempo tempo tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo tempo tempo tempo...

Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
Tempo tempo tempo tempo
Nas rimas do meu estilo
Tempo tempo tempo tempo..."

(Pedacinho de Oração ao Tempo, do Caetano)

Nenhum comentário: