segunda-feira, 24 de março de 2008

Simplicidade na tela



Juno é um achado. De vez em quando, aparecem esses filmes americanos que dependem só do roteiro e das boas interpretações. Porque a maioria, você bem sabe, se apóia nos efeitos e na maquiagem. Não que esses sejam ruins, mas é que, de vez em quando, a simplicidade faz falta.

A protagonista que dá nome ao filme (interpretada por Ellen Paige, sensacional) é uma garota de 16 anos que fica grávida na primeira transa, em meio a sua rotina diária de high school. O bacana é que o longa destaca pessoas comuns, sem cair no esteriótipo que filmes desse tipo de gênero e trama costumam apresentar. Não há pais desajustados que vão chorar pelo destino da adolescente, não há namorado canalha e não há uma protagonista idiota - aliás, esperteza é o que não falta para ela.

Enfim, nossa heroína decide dar o bebê. É aí que entra em cena o casal interessado. Ele é um publicitário, roqueiro e fã de filme de terror e quadrinhos, que acaba deixando tudo isso o que curte porque a mulher (obcecada em ser mãe mas incapaz fisicamente) o censura. É aí vem mais um pedacinho de vida real: ela não percebe que mata o homem por quem se apaixonou ao podá-lo de seus prazeres.

É um filme (raro) que consegue ser inteligente ao falar de adolescentes. O diretor Jason Reitman (que deixou para trás o cinismo de seu Obrigado por Fumar, muito bom, aliás) se revela de uma sensibilidade incrível e um construtor de belos diálogos. E ainda arrumou uma trilha sonora meio folk, bem agradável, que combina com a toda a história.

É uma hora e meia de ótima companhia. Mesmo se você for sozinho ao cinema, fique tranqüilo. Lá na tela, só tem gente legal para bater um papo.


Em tempo: minha amiga Adri já falou desse filme em seu blog. Dá uma olhada aqui.

3 comentários:

Marilice Daronco disse...

Estou sentindo o cheiro de pipoca daqui. Era salgada ou com calda de chocolate????

Cor de Rosa e Carvão disse...

já me falaram mto bem deste filme. só não consegui encarar o 'Obrigado Por Fumar'. n me despertou o interesse.

Adriana Schnell disse...

Aos poucos, querido amigo, volto à vida normal. Digo isso porque essa semana foi f. (tô parecendo o taxista que te levou na última terça pra rodô). Sorry por não ter ido ao Bourbon. Sorry por não ter te ligado de volta. Eu odeio quando sucumbo ao trabalho e deixo os que amo de lado. Mas vai passar. Perdoa-me!!! Ah! e quanto a Juno, dá vontade de ser adolescente de novo. Acho que é isso!!! Beijo!!!