terça-feira, 15 de abril de 2008

Espirito libertário

Dá para dizer, sim, que esse blog mudou minha existência. Pra mim, é um deleite escrever sobre qualquer assunto. E o santaporto me deu esse espaço.
Como tá no meu perfil, sou jornalista. Logo, sou pago para escrever. Mas a profissão não se resume a colocar as linhas no papel. Não vou nem falar no fato de que o cara pode ser de TV ou de rádio e passar sua mensagem somente com a voz ou com o gestual + voz. Mesmo trabalhando em um jornal, existem dezenas de funções que não são relacionadas diretamente ao trabalho de produzir um texto.
Sem falar nos limites. Como empregado assalariado, há regras a seguir. Em um veículo de comunicação de massa, a mensagem tem de atingir um público médio, que até pode se ofender com o que eu escrevo aqui. Ou achar tudo uma grande babaquice, um instrumento de megalomania.
Por isso, valorizo essa liberdade textual. E me sinto muito bem com ela. Esse é o espírito dos blogs. O santaporto, por exemplo, tem diário, resenhas culturais, fotos, recados para os amigos e, até, desabafos.
Ao fazer uma pesquisa em blogs de Santa Maria, deuuma certa felicidade ao ver que muita gente anda se libertando das amarras e colocando um pedaço de si para o mundo. Tem de tudo. Da vovó que coloca poesias e fotos à adolescente que dá opiniões firmes sobre o que enxerga. Daos professores que criaram um canal de ligação com seus alunos às artesãs que vendem chaveiros ou bonecas. Exposição pura e, acredito, sinceridade. Construções individuais que formam um coletivo sem homogeneidade, com diversidade.
Até onde isso vai, não sei. Se é uma moda, também não consigo dizer. Mas é um retrato do nosso tempo. E sem censura, o que é o mais importante. Se você não gosta de alguns blogs (ou até deste), tem o direito de criticar. Assim como quem os faz tem o direito de não ligar para o que você acha. Liberdade é assim mesmo.


Em tempo: pra não dizer que tem blog de tudo, olha essa chalaça aqui.

4 comentários:

Fani disse...

sério!!
lindo isso!!
eu que leio tantas teorias sobre blogs e afins nunca tinha visto uma definição tão legal!
vou guardar aqui para tascar na cara de algum professor mala :)

Cor de Rosa e Carvão disse...

Tipo: "Dito e Feito"! Isso que chamo de alma de blogueiro. Bjo no coração

Anônimo disse...

no final dos anos 1980, conheci um sueco que explicava o sucesso do bric da redenção com uma simples frase: as pessoas precisam se ver. de fato, as pessoas precisam ver os outros e se mostrar. por isso ficam o domingo inteiro pra lá e pra cá no bric. é como um rito semanal de socialização. pois acho que além disso, as pessoas precisam falar, se expressar. e os blogs são naturalmente propícios pra isso, com a facilidade que mesmo que não gosta de falar pode "falar" o que quiser. também acho fantástica a noção de rede que se estabelece. por afinidades, crenças, interesses. acho que não é moda. pode ser que apareçam novos formatos e dinâmicas, mas o compartilhamento de idéias e a formação de redes, isso permanece.

Paulo Vilmar disse...

Luiz!
A maioria das pessoas inicia seus blogs sem saber direito o que fazer e por incrível que pareça, o blog vai tomando seu rumo, com o tempo!
Gostei muito do seu.
Abraços!