domingo, 13 de abril de 2008

Testando limites

É uma peça de teatro, mas não há palco nem platéia. Em Provokações - Labrinto Teatral, os protagonistas são alunos do curso de Iniciação Teatral da Escola de Artes Eduardo Trevisan (Emaet), mas o espectador também acaba virando ator.
Você entra dentro de um cenário e passa por situações incomuns, interagindo com os verdadeiros atores. O lance é acompanhar o trajeto em uma espécie de labirinto com objetos, tecidos, teias e sons. Ao longo da trajetória de perfomances, os sujeitos tentam despertar as reações de quem os visita. Pode ser meio de olhares, sussuros, danças, toques ou massagens. É uma experiência forte, que testa os limites. Tem que estar preparado.
Seja qual for o seu mundo, sai de lá diferente. Mesmo ao repetir a dose, na Casa de Cultura de Santa Maria, continuo achando tudo muito estranho. E quero mais.


"Disfarça, tem gente olhando.
Uns, olham pro alto,
cometas, luas, galáxias.
Outros, olham de banda,
lunetas, luares, sintaxes.
De frente ou de lado,
sempre tem gente olhando,
olhando ou sendo olhado.
Outros olham para baixo,
procurando algum vetígio
do tempo que a gente acha,
em busca do espaço perdido.
Raros olham para dentro,
já que dentro não tem nada.
Apenas um peso imenso,
a alma, esse conto de fada."
(Rumo ao Sumo, poema de Paulo Leminski que é sussurado durante Provokações)

2 comentários:

alexandra zanela disse...

Ai, Tigre, que bom que tu lembrou disso!!! Disfgarça, tem gente olhando! Gostei tanto disso. Esses dias tava lembrando daquilo que foi bem louco. Quero de novo!!!!!

Casal Gi e Nico disse...

Moro em São Paulo e fico louca com a quantidade de coisas que temos para ver, fazer. Mas a correria dos que vivem na "cidade grande" sufoca qualquer tentativa de entretenimento. Para não perder o "contato", vou ao centro muitas vezes e fico encantada com o mágico, o tocador de violão, o palhaço. Todos se apresentando no grande palco de rua, construído pelo círculo de pessoas a procura de emprego ou no intervalo do almoço. É engraçado nos sentirmos movidos pela expressão do artista, é como ser um deles por um momento... Talvez todos sejamos grandes atores nesse mundo de meu Deus...